Anatomia da coluna

Home / Temas médicos / Anatomia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Discos Intervertebrais
O disco intervertebral na coluna é uma interessante e única estrutura. Sua finalidade primária é agir como um absorvedor de choque entre vértebras adjacentes e permitir mobilidade e flexibilidade da coluna vertebral.
 
 
           
 
 
Os discos intervertebrais agem como ligamentos, que juntos seguram as vértebras da coluna, e também como articulações cartilaginosas que permitem a tênue mobilidade da coluna. Existe um total de vinte e três discos intervertebrais na coluna.

Componentes dos discos intervertebrais
Os discos intervertebrais são compostos de duas partes:
·         1º Parte: Porção externa resistente: A porção externa do disco (ânulo fibroso) é uma camada circular externa resistente composta de folhas concêntricas de fibras de colágeno que cercam o núcleo interno.
·         2º Parte: Núcleo macio interno cuja configuração é comparada ao de uma geléia: O núcleo interno (núcleo pulposo) contém uma rede frouxa de fibras suspensas num gel de mucoproteínas.
 
 
       
 
 
As fibras anulares selam hidraulicamente o núcleo gelatinoso e distribuem uniformemente a pressão e a força imposta na estrutura. A porção externa e o núcleo interno do disco intervertebral se encaixam como dois cilindros concêntricos.

Ao nascimento, oitenta por cento do disco é composto de água. Para que o disco funcione corretamente, ele deve ser bem hidratado. O núcleo pulposo é o maior receptor da carga axial do corpo e conta com sua composição básica de água para manter sua força e flexibilidade.
 
Degeneração Discal
 
Ao passar dos anos, os discos se desidratam e se tornam mais duros, fazendo com que os mesmos se tornem menos capazes de se ajustarem à compressão. Esse é um processo natural do envelhecimento, em algumas pessoas observa-se que com a degeneração do disco este pode se tornar doloroso. A razão mais provável para isto é que com a degeneração pode se produzir uma instabilidade com micro movimentos e gerar inflamação (o núcleo interno do disco) em que os discos provavelmente saem do espaço discal e inflamam estruturas bem inervadas na região (por exemplo, raízes nervosas). Algumas vezes uma lesão por torção danifica o disco e se inicia uma cascata de eventos que levam a degeneração.
 
 
       
 
 
O disco intervertebral tem poucas terminações nervosas e quase nenhum aporte sangüíneo. Sem o aporte sangüíneo adequado o disco não tem como cicatrizar, desta forma, a dor criada por uma lesão discal poderá durar anos. Em geral, com o envelhecimento existem menos proteínas inflamatórias no espaço discal e a dor discogênica raramente ocorre após os sessenta anos de idade.
 
Atualizado em 28/12/2008
Dr. Jefferson Soares Leal

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.