Anatomia da coluna

Home / Temas médicos / Anatomia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Músculos da Coluna

Os tecidos moles ao redor da coluna também exercem um papel importante na lombalgia (dor nas costas). Existe um grande e complexo grupo de músculos que trabalham juntos para suportar a coluna e auxiliam a manter o corpo ereto e ao mesmo tempo permitir que o tronco se mova, se torça e se incline em várias direções.

Tipos de Músculos
·         Músculos extensores: Fixados na parte posterior da coluna e permitem ficar de pé e levantar objetos. Estes músculos incluem os grandes músculos emparelhados da lombar (eretor da espinha), os quais ajudam a segurar de pé a coluna, e os músculos glúteos.
 

         

 


·         Músculos Flexores: Fixados na parte anterior à coluna (os quais incluem os músculos abdominais), permitem flexão, inclinação para frente, levantamento e arqueamento da lombar.
 


·         Músculos Oblíquos:
Fixados lateralmente à coluna ajudam a rodar a coluna e a manter a postura adequada.

·         Músculos Multífidus: São essenciais para a estabilização dinâmica da coluna. Seu bom funcionamento é associado à menor incidência de dor lombar.
 
 
       
 
 
·         Músculos Iliopsoas: São importantes no tratamento da dor nas costas. Na dor lombar encontra-se freqüentemente encurtado. O alongamento dessa musculatura ajuda a aliviar a dor na coluna.
FIGURA 37 MÚSCULOS ILIOPSOAS
 
Atualizado por Dr. Jefferson Soares Leal
Em 29/12/2008

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.