Anatomia da coluna

Home / Temas médicos / Anatomia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Região Sacral

A região sacral (sacro) localiza-se no final da coluna e encontra-se entre a quinta vértebra lombar (L5) e o cóccix (último osso). O sacro é um osso de forma triangular e consiste de cinco segmentos (S1-S5) que são fundidos entre si.

Componentes da região sacral
·         As primeiras três vértebras localizadas na região sacral têm processos transversos os quais, juntos, formam largas asas laterais. Estas asas se articulam com as lâminas da pelve, o ílio.

·         Como parte da cintura pélvica, o sacro constitui as costas da pelve e formam as articulações com o osso do quadril chamado de articulações sacroilíacas.
·         O sacro contém uma série de quatro aberturas de cada lado por meio das quais passam os nervos sacrais e vasos sanguíneos.
·         O canal sacral passa no centro do sacro e representa o final do canal vertebral.

O sacro saudável raramente é fraturado exceto em casos de traumas de alta energia como uma queda ou lesão na área. Entretanto, pacientes com osteoporose ou artrite reumatóide apresentam tendência a desenvolver fraturas por stress e/ ou por fadiga no sacro.
Dores nas costas ou na perna (ciática) podem ser tipicamente observadas devido a lesões onde à coluna lombar e a região sacral se conectam (em L5-S1), pois esta sessão da coluna é submetida a grande quantidade de stress e torções durante certas atividades, tais como prática de esportes e posição sentada por período prolongado.
 
Atualizado em 21/11/2008
Dr. Jefferson Soares Leal

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.