Anatomia da coluna

Home / Temas médicos / Anatomia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Vértebras

O segmento oval denso de osso que forma a parte dianteira do segmento vertebral é o corpo vertebral. Cada segmento da coluna lombar é compreendido das seguintes estruturas:
 

  • Corpos Vertebrais: Apresentam-se unidos a um arco ósseo através do qual passam todas as raízes nervosas. O arco vertebral é composto de dois pedículos, processos curtos que se estendem das laterais do corpo vertebral, e duas lâminas, extensas placas lisas que se projetam dos pedículos e se unem num triângulo para formar um arco oco - o canal vertebral.

     

 
  • Arcos vertebrais: São interconectados por articulações facetarias (zigoapofisárias) emparelhadas, que em combinação com o disco criam um complexo de três articulações em cada segmento móvel vertebral. Este complexo de três aticulações em cada segmento vertebral (a articulação facetária) permite movimentos em flexão, extensão, rotação e inclinação lateral

  • Facetas Articulares: Possuem cartilagem em cada superfície articular e uma cápsula em torno delas. A cartilagem pode se degenerar com o envelhecimento e conduzir a uma artrite degenerativa.
     
 

 

  • Processo Espinhoso: Projeta-se da junção das duas lâminas, são as elevações que podemos sentir através da pele nas costas, ao longo da coluna.
  • Processos Transversos: Projeta-se da junção dos pedículos com as lâminas. As estruturas do arco vertebral protegem os nervos espinhais que passam através do canal vertebral. A cirurgia de laminectomia lombar envolve a remoção das lâminas para ganhar espaço no canal vertebral.
                       
Coletivamente, os corpos vertebrais compreendem blocos ósseos que edificam a coluna. Eles são empilhados um em cima do outro com um disco entre cada um deles. Todos os corpos vertebrais juntos agem como um pilar de sustentação para manter a coluna ereta. Este pilar suporta aproximadamente metade do peso do corpo, com a outra metade suportada pelos músculos.
 
Vértebras Cervicais
 
A coluna cervical apresenta sete vértebras. Os dois segmentos superiores são especiais:
 
  • O primeiro segmento cervical (chamado de Atlas ou C1) é um anel que não tem corpo vertebral. É unido ao segundo corpo vertebral (o Áxis ou C2) que age como um pivô em torno do qual o primeiro anel, o Atlas, gira. A maior parte da rotação do pescoço é localizada nesses dois segmentos.


 
  • As cinco vértebras remanescentes, como todas as outras vértebras móveis, têm no mínimo três articulações em cada segmento, incluindo um disco na frente e as articulações facetárias emparelhadas na parte de trás.
 
Diferente da coluna torácica e lombar, os segmentos da coluna cervical possuem aberturas em cada corpo vertebral para as artérias que levam sangue ao encéfalo - artéria vertebral que passa através do forame transverso.
 
 
 

Vértebras Torácicas
 
A coluna torácica tem doze vértebras. Essas estruturas têm muito pouca mobilidade porque elas estão firmemente unidas às costelas e ao esterno (osso do peito). Devido a esta pouca mobilidade, esta região da coluna não apresenta freqüente fonte de dor nas costas, embora a junção entre a coluna e as costelas (articulações costovertebrais) possa ser fonte de dor.
 
 
 

Vértebras Lombares
 
A coluna lombar tem cinco vértebras que se estendem da parte inferior da coluna torácica até o sacro (final da coluna). Os corpos vertebrais da lombar são os maiores da coluna porque eles sustentam a maioria do peso corporal. As articulações facetárias emparelhadas na parte de trás dos segmentos vertebrais são alinhadas de maneira tal que permitam a flexão/extensão, e pouca rotação.
 
Movimentos na coluna lombar
 
Observa-se que 50% da flexão (inclinação para frente) ocorrem no quadril, e os outros 50% ocorre na coluna lombar. O movimento é dividido entre os cinco segmentos móveis da coluna lombar, embora uma quantidade desproporcional de movimento ocorra em L4-L5 (segmento lombar 4 e 5) e L3-L4 (segmento lombar 3 e 4). Desta forma, esses dois segmentos da coluna lombar são mais propensos a prejuízos devido à degeneração do corpo. Com esta degeneração eles podem se tornar instáveis com o excesso de movimento, criando dor lombar. Existem vários tratamentos não cirúrgicos disponíveis para ajudar na condução da dor lombar. A cirurgia é indicada quando a maioria dos tratamentos conservadores não é eficaz.
 
Atualizado em 21/11/2008
Dr. Jefferson Soares Leal

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.