Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Orientações Pós-Operatórias
Cirurgia da Coluna Lombar

Curativo:

Lavar as mãos com água e sabão anti-séptico e álcool gel antes de iniciar o curativo (quem for fazer o curativo). Usar luvas esterilizadas.
Não colocar as mãos ou unhas diretamente sobre a ferida operatória.
Lavar a ferida operatória com água corrente e sabão anti-séptico (Soapexâ, Neutrogermâ ou similar). Secá-la ao final com gaze esterilizada.
O curativo deve ser diário com soro fisiológico e povidine tópico, e gazes esterilizadas.
Após o 5o dia pós-operatório, se a ferida estiver seca, não é necessário mais ocluí-la com gazes.

Banho:

Você poderá tomar banhos de chuveiro já no primeiro dia após sua cirurgia. No primeiro dia é aconselhável que você esteja sentado em uma cadeira de banho. Banhos de banheira não são recomendados nas primeiras semanas. Um tapete antiderrapante é recomendável.

Assentar:

Liberado assentar com o encosto da cadeira inclinado e com um suporte lombar (p. ex. um travesseiro na parte inferior das costas imediatamente acima da nádega).
Andar, subir e descer escadas:

É aconselhável nos primeiros cinco dias após a cirurgia que você esteja sempre acompanhado por alguém para prevenir quedas, pois pode haver alguma tonteira ou sensação de fraqueza.

Alimentação:

É fundamental para uma boa cicatrização e para prevenção de infecções. Liberado de tudo um pouco (carnes de qualquer tipo, ovos, frutas, verduras e legumes). O Yakult ajuda a regular o ritmo e a flora bacteriana intestinal e pode contribuir para prevenir infecções de origem intestinal.
Imobilização pós-operatória :

Recomenda-se um suporte nas primeiras seis semanas de pós-operatório em alguns tipos de cirurgia da coluna. A imobilização parcial nos primeiros dias após a cirurgia, ajuda a diminuir a dor e facilita a cicatrização das partes moles. Na coluna cervical, pode-se usar um colar cervical. Na coluna lombar, uma cinta ou colete lombar de Putti.

Deitar:


Liberado em qualquer posição. A melhor é aquela que produz maior conforto e atenua a dor pós-operatória. Ao deitar não é necessário colete ou cinta. Evite permanecer muito tempo deitado.

Retorno para casa:


Entrando no carro - Sente na ponta do banco, gire seu corpo e coloque uma perna de cada vez dentro do carro. Recline o assento (aproximadamente 120 graus) e ajuste o cinto de segurança. Recomenda-se um travesseiro na região da curva lombar (parte inferior das costas) ou um suporte lombar de Mackenzie â ou similar.
Programe paradas a cada 50 minutos, saia do carro e caminhe um pouco. Prefira a poltrona do carona ao lado do motorist
Viagem de avião - Prefira assento no corredor e restrinja a bagagem de mão ao mínimo.

Atividades domésticas:

Liberado atividades leves, confortáveis e de curta duração.
Levantando peso:
Evite levantar peso acima 5 kg no primeiro mês pós-operatório. Sempre levante pesos utilizando as pernas e não a coluna. Mantenha a carga levantada sempre próxima ao seu corpo.

Atividades físicas:

Caminhadas são estimuladas o mais cedo possível. Comece com caminhadas ao redor da casa nos primeiros dias. Repita a caminhada pelo menos 5 vezes ao dia por pequenos períodos. Após recuperar confiança e equilíbrio, comece a caminhar pelo menos duas quadras. Um programa de exercícios será enfatizado a você no momento apropriado de sua reabilitação.

Atividade sexual:

Após três semanas, as atividades sexuais podem ser retomadas. Utilize a posição mais confortável, evitando girar a coluna ou suportar peso.

Medicações:

Seguir apenas as medicações prescritas anexas no ato da sua alta hospitalar. Medicações de uso contínuo em uso antes da cirurgia podem ser retornadas. Certifique-se de que você avisou seu médico sobre qualquer medicação a qual você é alérgico ou por outro motivo não tolera.

Anormalidades:

Comunicar com a equipe médica caso qualquer anormalidade. As principais anormalidades são: febre, dor persistente, contínua ou progressiva, aparecimento ou aumento de secreção aquosa, sanguinolenta ou purulenta (pús). Qualquer anormalidade, comunicar à equipe cirúrgica.

Orientações gerais pós-operatórias
Por Dr. Jefferson Soares Leal
10/01/2009

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.