Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Fisioterapia após Cirurgia da Coluna

A cirurgia da coluna (especialmente aquelas que obtêm um grande alívio da dor) não torna a fisioterapia desnecessária. Mas é importante uma boa função muscular após um procedimento na coluna para acelerar a recuperação e minimizar futuros problemas.

 
Freqüentemente, a dor na coluna está associada ao falta de condicionamento físico. As pessoas podem ter consciência de sua fraqueza muscular, mas não entendem o impacto negativo sobre a coluna e a função articular.
 
Mesmo em indivíduos com bom condicionamento físico, as evidências mostram que a fraqueza muscular localizada ocorre nos segmentos com problemas discais. Além disso, a fraqueza não irá necessariamente melhorar uma vez que os problemas discais tenham sido tratados. Portanto, para tratar os pacientes, treinamento específico para a coluna é recomendado após qualquer procedimento cirúrgico.
É essencial estimular o retorno da função reeducando a postura, a mecânica corporal e a estabilização da coluna.
A fisioterapia maximiza os resultados de curto e longo prazo dos procedimentos cirúrgicos na coluna reduzindo as chances de recidiva.
 
Em pacientes que apresentam dor residual e outros sintomas após cirurgias da coluna, pode-se usar várias estratégias para controlar a dor. O fisioterapeuta pode auxiliar na identificação de movimentos que aliviam a dor. A terapia manual pode ajudar na recuperação da movimentação ou das restrições musculares. O gelo e a estimulação elétrica são utilizados para o controle da dor. É muito importante orientar os pacientes a evitar posturas que sobrecarreguem a coluna.
 
A má postura cria mecanismos desfavoráveis na coluna que tornam os indivíduos mais susceptíveis à lesão e degeneração. A reeducação postural ensina o paciente a proteger o disco através do alinhamento correto da coluna. A retificação da coluna pode ocorrer após a cirurgia e indica falha na função dos extensores da coluna. A discrepância significativa dos membros com desnivelamento pélvico ou com escoliose compensatória podem ser tratadas através de correção e  treinamento muscular.
 
Fundamentos da reabilitação pós-operatória
 
1.      Fortalecimento
 
- Atingir a musculatura profunda que sustenta a coluna
 
A estabilização segmentar da coluna é focada no tratamento da fraqueza localizada nos músculos profundos da coluna. Os procedimentos cirúrgicos na coluna freqüentemente enfraquecem esses músculos. As técnicas para estabilização segmentar são consideradas por muitos fisioterapeutas como parte essencial do programa de reabilitação especialmente na presença de patologia discal (ex: Hérnia de disco ou discopatia degenerativa). Nos cirurgias de fusão esses músculos são importantes para a estabilização dos níveis adjacentes não operados.
 
Os dois grupos musculares que são recrutados inicialmente são os multífidos e o transverso abdominal. Estudos mostram que há atraso na contração destes músculos em pacientes com lombalgia. Há evidências de atrofia dos multífidos no nível da hérnia de disco. Estes músculos podem ser re-treinados e a sua recuperação não ocorre automaticamente após a resolução da patologia discal. Os grupos musculares maiores permitem a função sem ativar fortemente os estabilizadores. A deficiência na estabilização muscular na coluna pode contribuir para a freqüência de doença degenerativa discal observada na população geral.
 
O treinamento dos multífidos e do transverso abdominal requer concentração. Aparelhos de biofeedback podem ser úteis. O transverso abdominal é recrutado contraindo o abdome para dentro, criando uma pressão em direção à região lombar. Os pacientes podem ser instruídos a realizarem o mesmo movimento que fazem quando tentam abotoar um jeans apertado. O movimento pode também ser praticado criando uma pressão para baixo com a coluna lombar. Conseguindo contrair corretamente, o paciente é orientado a tentar manter a mesma pressão realizando movimentos variados com os braços e pernas, treinando os músculos a manter a estabilidade da coluna durante estes movimentos. O exercício pode ser ainda realizado de barriga para baixo puxando o abdome para longe do chão. Novamente, ao executar bem este movimento, são adicionados movimentos com os membros para aumentar o esforço.
 
O objetivo desse treinamento é oferecer prática e repetição suficientes para que a função destes músculos torne-se automática e ocorra durante todas as atividades e exercícios.
 
- Treinamento de Força com exercícios de resistência
Após iniciar a estabilização da coluna, deve-se acrescentar treinamento com exercícios de resistência para melhora da função. Estudos sobre treinamento específico de força mostram a resolução dos sintomas de algumas patologias da coluna com o tratamento conservador.
 
2.       Treinamento cardiovascular
 
A falta de força e resistência está relacionada à lombalgia. A falta de condicionamento físico ocorre rapidamente em indivíduos que se tornam inativos. A manifestação característica é a fadiga, o que provoca mais inatividade e cria um ciclo vicioso em muitos pacientes. Os níveis de oxigênio consumido é um dos fatores físicos que predizem o resultado bem sucedido de uma cirurgia lombar. Por isso, o paciente deve ser estimulado a fazer caminhada. Se esta é limitada pela dor ou por problemas articulares durante a descarga de peso, o fisioterapeuta deve ajudar o paciente a encontrar uma alternativa (ex: hidroterapia ou equipamentos para exercícios de baixo impacto).
 
3.      Recuperação da mobilidade e a flexibilidade
 
Alguns pacientes que queixam dor na perna (ciática) proveniente de hérnia de disco apresentam tensão excessiva no trajeto do nervo ciático, na face posterior da perna. Essa tensão deve ser eliminada com alongamentos específicos e leves e/ou mobilização tecidual, passada a fase aguda da dor. Não é recomendado alongar esses músculos na fase aguda, pois pode haver piora da dor. Tratar a mobilidade das várias áreas articulares atravessadas pelo trajeto do nervo pode ajudar a restaurar a excursão completa do movimento. Por exemplo, na ciática, freqüentemente ocorre o encurtamento dos músculos da panturrilha, dos ísquio-tibiais (flexores do joelho) e dos rotadores do quadril. As articulações do tornozelo, joelho e quadril podem ser tratadas de forma individual e global para diminuir a tensão nas estruturas ao redor.
 
Mesmo que a cirurgia tenha produzido alívio imediato da dor, esforço deve ser concentrado no recondicionamento físico através da fisioterapia. Este é um aspecto importante na recuperação do paciente. A melhora da força, da flexibilidade e do condicionamento aeróbico irão prevenir ou ao menos minimizar as chances de recidiva da dor na coluna ou na perna.
 
Fisioterapia pós-operatória
Mariana C.P.S. Leal
Dr. Jefferson Soares Leal
17/11/2007
Atualizado em 09/01/2009

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.