Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Orientações para Constipação Intestinal

Pós-cirurgia da Coluna

A constipação intestinal é um problema comum a muitas pessoas no período pós-operatório da cirurgia da coluna, o que pode gerar desconforto e dor.

Há muitos fatores que contribuem para a constipação intestinal, incluindo anestesia, estresse, mudanças de dieta, uso de medicações para a dor e diminuição da atividade física.

Os sintomas da constipação intestinal incluem uma combinação dos seguintes elementos:

Dor abdominal e flatulência;

Náuseas e / ou vômitos;

Fezes endurecidas.

Ações para prevenir ou minimizar a constipação intestinal

Hidratação freqüente (tomar água várias vezes ao dia). Recomenda-se incluir água de ameixa. A água da ameixa pode ser obtida deixando três ameixas secas em um copo de água potável de um dia para o outro.

Aumentar a atividade física o mais rapidamente possível após a cirurgia. Andar a pé é uma excelente maneira de ajudar as funções corporais voltar ao normal, e também contribui com a cicatrização da cirurgia.

Substituir o pão branco pelo pão integral.

Incluir iogurte no café da manhã. Uma colher de chá de semente de linhaça de trigo pode ser adicionada ao iogurte.

Alimentar-se antes das refeições um prato de folhas verdes que podem ser temperadas com molho a base de iogurte ou o próprio iogurte. Recomenda-se também laranja com bagaço.

Ingerir alimentos que são naturalmente ricos em fibra para estimular os intestinos. Os alimentos ricos em fibras incluem feijões, cereais, frutas frescas (como melancia, uvas), e produtos agrícolas (tais como alface, cenouras). Recomenda-se também mamão e ameixa.

Fazer pequenas e freqüentes refeições ao longo do dia para ajudar no processo digestivo, ao invés de grandes refeições.

Evitar alimentos que contribuem para a constipação intestinal como goiaba, maçã, queijo, carne e alimentos transformados (presunto, bacon).

Um coquetel laxativo pode ser usado para estimular intestino.

Coquetel laxativo

(bater no liquidificador): 

½ mamão papaia.
4 ameixas secas sem caroço.
1 colher de farelo de trigo.
1 colher de chá de semente de linhaça.
240 ml de leite ou um pote de iogurte natural

As sugestões acima referidas incluem uma variedade de maneiras para prevenção e tratamento da constipação intestinal pós-operatória da cirurgia da coluna. No entanto, se essas medidas não produzem resultados, ou se desconforto ou constipação intestinal prolongada, é aconselhável procurar assistência médica. Em geral, um médico geral ou gastroenterologista são os mais indicados.

Para além das ações acima, é igualmente importante considerar complementos que estimulam a função intestinal.

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.