Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Orientações Gerais Antes da Cirurgia
Quais são os cuidados que podem reduzir os riscos de uma cirurgia na coluna?
 
Pacientes que apresentam indicação de cirurgia da coluna, e onde não se observa urgência, é necessário que ele seja submetido a uma seqüência de exames que permitirão à equipe cirúrgico-anestésica conhecer detalhadamente o paciente que será operado. Desta forma, a equipe se prepara para as fragilidades inerentes a cada pessoa quando elas apresentam algum risco.
Os candidatos à cirurgia da coluna devem submeter-se aos seguintes exames:

·       Exames laboratoriais de sangue e urina;
·       Exame cardiológico.
 
Caso o paciente apresente alguma anormalidade nos exames de rotina realizados anteriormente a cirurgia, será necessária a realização de avaliações e preparo por outros especialistas médicos. A maioria dos Hospitais, atualmente, dispõe da consulta pré-anestésica que é aconselhada para a realização de um procedimento cirúrgico seguro.
Alguns (simples) cuidados como: Utilização de sabonetes anti-sépticos e pomadas nasais anti-sépticas podem reduzir o risco de infecção pós-operatória; O uso de meias antitrombóticas e parar de fumar antes da cirurgia reduzem o risco de tromboembolismo.
 
As medicações de uso contínuo devem ser suspensas antes da cirurgia?
 
A maioria das medicações de uso continuo não precisam ser interrompidas. Medicação para controle da pressão arterial deve ser mantida, entretanto, deve-se ter um cuidado especial com a forma de tomar, pois a ingestão do medicamento deve ser feita com o mínimo de água possível nas 8 horas que antecedem o tratamento cirúrgico. Os medicamentos de uso mais freqüentes que devem ser obrigatoriamente informados ao médico são:
·       AAS;
·       Corticóide;
·       Antidiabéticos;
·       Antiarrítimicos (ex.: Ancoron);

Esses medicamentos, em geral, podem ser suspensos ou substituídos.
 
Quanto tempo de jejum é necessário antes da cirurgia?

Para adultos recomenda-se pelo menos 8 horas de jejum. Alguns medicamentos de uso contínuo podem ser ingeridos com um pouco de água dentro do período sob orientação médica. Uma dieta sem resíduo especial é esquematizada pela equipe cirúrgica paciente em caso de cirurgia à tarde.

Toda cirurgia da coluna necessita uso de transfusão de sangue?

Não. Somente cirurgias muito extensas que apresentam perdas significativas de sangue. Perdas muito grandes podem comprometer a segurança da cirurgia e a transfusão sanguínea pode ser indicada. Hoje há uma preocupação cada vez maior dos cirurgiões e anestesistas em se evitar o uso de sangue e derivados. Entretanto, é procedimento de segurança deixar uma quantidade de sangue reservada para cirurgias da coluna de médio e grande porte para suprir uma eventual necessidade.

O que levar para o hospital no período de internação?

Objetos pessoais como:

Pijamas, escova de dente, desodorante, pente, etc.
Resultados dos exames laboratoriais (sangue e urina);
Resultados dos exames de imagens (radiografias, tomografia, ressonância);
Risco cirúrgico (Laudo médico de seu cardiologista);
Exames adicionais (eletroneuromiografia, cintilografia). Se foi seu caso;
Guia de autorização de internação: Se a operação for realizada por um plano de saúde
Medicamentos de uso contínuo: Cada hospital tem sua própria padronização de medicamentos, desta forma, é comum que um determinado hospital não tenha a marca do medicamento que o paciente está acostumado. Por este motivo é importante que o paciente leve o medicamento da marca que está acostumado. PORÉM: NUNCA DEVEMOS USÁ-LO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. VOCÊ DEVERÁ TÊ-LO CONSIGO, MAS EM HIPÓTESE ALGUMA VOCÊ DEVERÁ TOMÁ-LO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Quais são os riscos da cirurgia da coluna vertebral?

Com o avanço da tecnologia aplicada à cirurgia da coluna, a cirurgia da coluna tornou-se segura com similar ao de qualquer outra cirurgia.

Orientações antes da cirurgia
Por Dr. Jefferson Soares Leal         
09/01/2009

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.