Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
PLIF (Posterior Lumbar Interbody Fusion)
PLIF é uma abreviatura utilizada para designar um tipo específico de artrodese (fusão) realizada na coluna lombar (Posterior Lumbar Interbody Fusion). A PLIF tem como objetivo a realização da fusão entre os corpos das vértebras e são áreas mais adequadas para que a fusão ocorra (osso esponjoso, mais vascularizado e localizado na área principal da sustentação do peso corporal). A vantagem dessa técnica é evitar a abertura (incisão) pelo abdome. A técnica envolve a ressecção do disco intervertebral e a introdução de enxerto ósseo ou substituo ósseo, para a realização da fusão pela via posterior. Outra vantagem é a possibilidade de complementar a fusão anterior com a fusão póstero-lateral (entre os processos tranversos). Assim, a PLIF é geralmente complementada com a fusão póstero-lateral resultando uma forma mais completa de fusão vertebral (artrodese 360º).
 
A inclusão de instrumentais como cage (espaçador intervertebral), parafusos e hastes permitem a reabilitação precoce, pois proporciona estabilidade imediata enquanto a fusão óssea ocorre ao longo de três a seis meses posteriores. Constata-se redução significativa da dor pós-operatória.
 
FIGURA 50 PLIF
FIGURA 51 PLIF
FIGURA 52 PLIF
 
A PLIF tem como principais indicações: Tratamento da doença discal degenerativa que afeta vários níveis da coluna lombar e em especial no tratamento da escoliose degenerativa.
 
PLIF
Dr. Jefferson Soares Leal
30/11/2008

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.