Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Microdiscectomia
Em uma cirurgia de Microdiscectomia ou microdescompressão, uma pequena porção de osso e/ ou material discal é removida sobre a raiz nervosa para aliviar pinçamentos neurais e proporcionar ambiente apropriado para cicatrização. A microdiscectomia é normalmente realizada para tratar hérnia de disco lombar.
 
FIGURA 42 DISCECTOMIA LOMBAR
 
A microdiscectomia é mais eficaz para o tratamento da dor nas pernas (radiculopatia) do que para minimizar dores nas costas. O pinçamento sobre a raiz nervosa (compressão) pode ocasionar dor nas pernas. Normalmente os pacientes sentem alívio da dor nas pernas quase imediatamente após a microdiscectomia, mas a melhora da fraqueza e da dormência pode levar semanas ou meses.
 
Pontos principais da Microdiscectomia
 
A microdiscectomia é realizada através de uma pequena incisão (2-4 centímetros) na linha média da região lombar.
 
  • Os músculos das costas (eretores epinhais) são afastados temporariamente do arco ósseo (lâmina) da coluna vertebral. Visto que estes músculos possuem trajeto vertical, podem ser transferidos para fora do acesso, em vez de cortados.
  • Após o procedimento descrito acima, o cirurgião poderá acessar a coluna vertebral, removendo o ligamento amarelo através do uso de óculos com lupa ou microscópio.
  • Muitas vezes, uma pequena porção interna da faceta articular é removida tanto para facilitar o acesso á raiz nervosa quanto para aliviar a pressão sobre o nervo.
  • A raiz nervosa é, então, transferida delicadamente para o lado e o material discal é removido da raiz nervosa.
 
Uma vez que quase todas as articulações, ligamentos e músculos permanecem intactos, uma microdiscectomia não muda a estrutura mecânica da coluna lombar do paciente.
 
Indicações para a microdiscectomia
 
Em geral, se um paciente apresenta dor na perna em conseqüência de uma hérnia discal sem apresentar melhora com o tratamento clínico, o procedimento pode ser indicado após seis a doze semanas de tratamento clínico ou quando a dor é muito forte e o paciente não suporta a melhora espontânea (após seis a doze semanas). Se a dor for tolerável e o paciente apresentar a função normal, é aconselhável prolongar o tempo para a cirurgia para observar a resolução por meio do tratamento conservador (não - cirúrgico).
 
Se a dor nas pernas não apresentar melhoras com o tratamento conservador, a microdiscectomia é uma opção razoável para aliviar a pressão sobre as raízes nervosas e acelerar a melhora dos sintomas. Vale salientar, que a cirurgia de urgência para hérnia discal lombar só é necessária nos casos de incontinência urinária e fecal (síndrome da cauda equina) ou progressão do déficit neurológico. A cirurgia imediata pode também ser considerada em caso de dor intensa na perna.
 
A microdiscectomia geralmente é recomendada para pacientes que apresentam dor na perna durante pelo menos seis semanas e ainda não apresentou alívio com tratamento conservador (como esteróides orais, AINE's, e fisioterapia).
 
 
 
 
 
Pós-operatório
 
A microdiscectomia pode ser realizada com internação hospital sem pernoite ou com uma noite no hospital. No pós - operatório, os pacientes podem retornar as atividades diárias rapidamente. Alguns cirurgiões restringem os pacientes a realizar flexão, torção ou levantar-se nas primeiras seis semanas após a cirurgia. No entanto, uma vez que o paciente é mecanicamente o mesmo, é razoável retornar a um nível de função normal imediatamente após a cirurgia. Há uma série de relatos na literatura médica mostrando que a mobilização imediata (retorno à atividade normal) não conduz a um aumento das recidivas.
 
Taxa de sucesso
 
A taxa de sucesso da microdiscectomia/discectomia lombar é de aproximadamente 90% a 95%, no entanto, constata-se que cerca 5% a 10% dos pacientes desenvolvem hérnia discal recorrente em algum momento no futuro.
 
A recidiva da hérnia discal pode ocorrer logo após a cirurgia ou anos mais tarde, sendo mais frequente nos primeiros três meses após a cirurgia. Se o disco apresentar hérnia novamente, suger-se uma microdiscectomia/discectomia de revisão (será tão bem sucedido como a primeira intervenção). No entanto, após uma recidiva, o paciente está em risco mais elevado de novas recorrências (15 a 20% chances).
 
Para os pacientes com múltiplas recidivas, uma cirurgia de fusão da coluna pode ser recomendada para prevenir novas recorrências. A remoção de todo o espaço discal e a fusão do nível é a forma mais comum de garantir que nenhuma outra hérnia discal possa ocorrer. Se a faceta articular posterior não é comprometida e outros critérios estão preenchidos, a substituição por um disco artificial pode ser considerada.
 
Hérnias discais recorrentes não estão relacionadas com a atividade do paciente e, provavelmente, estão relacionadas ao disco remanescente. Através da microdiscectomia, apenas cerca de 5% a 7% do disco é removido. Além disso, o orifício no disco onde ocorre à hérnia discal provavelmente nunca fecha, porque o disco em si não possui irrigação sanguínea e a área não é cicatrizada. Não há registro de maneiras eficazes de reparar cirurgicamente o ânulo (parte exterior do disco).
 
Após a microdiscectomia/discectomia, um programa de exercícios de alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbico é recomendado para ajudar a prevenir a ocorrência de dor nas costas ou hérnia discal.
 
Riscos e Complicações
 
Tal como acontece com qualquer forma de cirurgia da coluna, há vários riscos e complicações que estão associados à microdiscectomia/discectomia, incluindo:
 
  • Fístula liquórica (vazamento de líquido cerebroespinhal). Isto ocorre em 1% a 2% dessas cirurgias, não altera seus resultados, mas no pós - operatório sugere-se que paciente faça repouso de um a dois dias.
  • Danos à raiz nervosa.
  • Incontinência urinária e fecal (muito rara).
  • Hemorragia.
  • Infecção.
 
Vale salientar, que as complicações da microdiscectomia são muito raras.
 
(ver também Riscos e complicações INSERIR LINK INTERNO: CIRURGIA DA COLUNA /RISCOS E COMPLICAÇÕES):
 
 
Microdiscectomia
Atualizado por Dr. Jefferson Soares Leal
Em 17/01/2009

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.