Cirurgia da coluna

Home / Temas médicos / Cirurgia da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Laminectomia Lombar
A laminectomia lombar (descompressão aberta) é um procedimento cirúrgico realizado para aliviar os sintomas causados pelo estreitamento do canal vertebral que contém os nervos da coluna (medula espinhal ou raízes nervosas).
 
A laminectomia é um procedimento cirúrgico eficaz para diminuir a dor e melhorar a função de pacientes com estenose de canal lombar. Estenose de canal é uma condição que afeta principalmente pacientes idosos, e é causada por alterações degenerativas, que resultam em espessamento das facetas articulares e dos ligamentos. As facetas alargadas exercem pressão sobre os nervos, e essa pressão pode ser aliviada de forma bem sucedida por meio de uma laminectomia lombar.
 
FIGURA 63 ESTENOSE CANAL
FIGURA 64 ESTENOSE CANAL
 
Laminectomia
 
  • Primeiro procedimento: a porção posterior é abordada através de uma incisão de 3 a 7 centímetros no meio das costas. Os músculos eretores da espinha à esquerda e à direita são dissecados da lâmina em ambos os lados e em múltiplos níveis.
  • Após acessar a coluna, a lâmina é removida (laminectomia) permitindo a visualização das raízes nervosas.
  • As facetas articulares que estão diretamente sobre as raízes nervosas, podem, então, ser retiradas para dar mais espaço às mesmas.
 
FIGURA 65 LAMINECTOMIA
 
No pós - operatório, os pacientes permanecem no hospital (por um a três dias) e a mobilização do paciente (regresso à atividade normal) depende da sua condição pré - operatória e idade. Após o procedimento, os pacientes são encorajados a caminhar. No entanto, recomenda - se evitar a excessiva flexão, carregar peso ou torção por seis semanas, a fim de evitar tração sobre a linha de sutura antes da sua cicatrização.
 
Índice de sucesso da Laminectomia
 
O índice de sucesso da laminectomia é favorável. Após a cirurgia, cerca de 70% a 80% dos pacientes terão melhora significativa na sua função (capacidade para realizar atividades diárias normais) e nível de dor e desconforto acentuadamente reduzido.
 
Os resultados da laminectomia são eficientes para o alívio da dor nas pernas causada por estenose de canal. Não é uma boa indicação para aliviar os sintomas de dor lombar. A estenose do canal lombar é frequentemente criada pelas facetas articulares que se tornam degeneradas e contribuem para a dor localizada na região lombar. A remoção conjunta da lâmina e das facetas cria mais espaço para as raízes nervosas, mas observa-se o risco de causar instabilidade se a fusão não for realizada concomitante.
 
A taxa de sucesso da descompressão para a estenose do canal melhora com a fusão do segmento. A fusão previne o retorno da estenose espinhal e pode ajudar a eliminar a dor de um segmento instável. A cirurgia de fusão é especialmente útil se houver uma espondilolistese degenerativa associada à estenose. De uma maneira geral, se houver estenose em vários níveis de um canal congenitamente estreito, a fusão não é necessária. No entanto, se a estenose encontra-se em um nível de uma articulação instável (ex: espondilolistese degenerativa), a descompressão cirúrgica associada à fusão é um procedimento mais confiável.
 
Laminectomia: Riscos e Complicações
 
Os potenciais riscos e complicações de uma laminectomia incluem:
 
  • Danos às raízes nervosas (1 em 1000) ou incontinência urinária/fecal (1 em 10.000). A paralisia é extremamente incomum, pois a medula espinhal vai até T12 ou L1, e a cirurgia geralmente é feita abaixo deste nível.
  • Entre 1 a 3% dos casos podem ocorrer fístulas do líquido cerebroespinhal caso o saco dural seja rompido. Esse fato não altera o resultado da cirurgia, e, em geral, o paciente precisa deitar - se durante cerca de 24 horas para permitir que a ruptura se feche.
  • Infecções podem acontecer em cerca de 1% de qualquer caso eletivo e, embora seja um incômodo e muitas vezes requeira uma cirurgia para limpeza associada a antibioticoterapia, as infecções geralmente podem ser eficazmente tratadas.
  • A hemorragia é uma complicação incomum.
  • Em aproximadamente 5 a 10% dos casos pode ser encontrada instabilidade no pós-operado. Esta complicação pode ser evitada com a fusão do segmento operado.
  • Complicações anestésicas tais como infarto do miocárdio (ataque cardíaco), coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral, pneumonia ou embolia pulmonar podem acontecer em qualquer cirurgia. Embora para a maioria da população estas complicações sejam raras, a cirurgia de laminectomia para estenose do canal lombar é geralmente realizada em pacientes idosos e, portanto, o risco de complicações anestésicas gerais é um pouco mais elevado.
 
(ver também Riscos e complicações INSERIR LINK INTERNO: CIRURGIA DA COLUNA /RISCOS E COMPLICAÇÕES):
 
Laminectomia
Atualizado por Dr. Jefferson Soares  Leal
06/11/2008

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.