Dor na coluna

Home / Temas médicos / Dor na coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Causas de dor nas costas

Felizmente, a maioria dos episódios de lombalgia (dor lombar) irão se curar com o tempo: aproximadamente 50% dos pacientes sentirão alívio da dor lombar dentro de duas semanas, e aproximadamente 90% dentro de três meses, independente do tratamento.

A maioria dos episódios de lombalgia aguda é devido a uma tensão muscular e serão solucionados com tempo, porque os músculos têm um bom aporte sangüíneo que levam nutrientes e proteínas necessários para a cura acontecer.
 
Dor nas costas causada por problemas na coluna lombar
Para pacientes com lombalgia de durabilidade, superior a três meses, ou pacientes com dor na perna predominante, um diagnostico mais específico e definido para a dor deve ser procurado. Existem várias causas de dor na coluna e nos membros.
Em adultos jovens (20-60 anos de idade) o disco provavelmente é o gerador da dor e as condições podem incluir:
  • Hérnia de disco lombar
 
 
  • Doença discal degenerativa
 
 
  • Espondilólise e espondilolistese
 
 
 
 
Em adultos mais velhos (acima de 60 anos de idade), a fonte da dor nas costas ou nas pernas provavelmente são as articulações facetárias (zigoapofisária) ou osteoartrite, e as condições podem incluir:
·         Síndrome facetária
  • Estenose do canal lombar
 
 
  • Espondilolistese degenerativa
 
 
Existem ainda outras causas diversas de dor nas costas.
Além dessas doenças da coluna, há várias outras condições extrínsecas que provocam dor referida na coluna vertebral que simulam doenças da coluna vertebral.
·        Condições que simulam doenças da coluna
 
Causas da dor nas costas
Atualizado em 10/01/2009
Dr. Jefferson Soares Leal

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.