Dor na coluna

Home / Temas médicos / Dor na coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Dor no pescoço

Radiculopatia cervical

(Dor no pescoço)
 
 
Dor no pescoço causada por condições na coluna cervical
 
A dor no pescoço é frequentemente irradiada para o membro superior. Quando a dor cervical irradia para o membro superior é chamada de cervicobraquialgia. Seu equivalente no membro inferior é a dor ciática.
 
A compressão da medula e principalmente das raízes nervosas cervicais podem produzir dor e outros sintomas como formigamento, dormência e cãibras. Dependendo do nervo pinçado, os sintomas aparecem em determinadas regiões do membro superior.
 

 

 
A dor no pescoço é menos prevalente que a dor na região lombar. Existem várias condições na coluna cervical que podem causar dor no pescoço e braço e outros sintomas, incluindo:
  • Hérnia do disco cervical
 
 
  • Mielopatia cervical
 
 
  • Doença degenerativa discal
 
 
O termo radiculopatia se refere aos sinais e sintomas resultantes da disfunção de uma raiz nervosa. A disfunção pode ser causada por uma compressão mecânica do nervo provocada por uma hérnia do disco cervical ou por alterações decorrentes da degeneração da coluna vertebral, como a estenose cervical ou a doença discal degenerativa cervical. A compressão radicular pode produzir alterações clássicas no reflexo, nas funções motora e sensitiva da raiz comprometida. Porém, devido à alta sobreposição funcional das raízes nervosas cervicais, os achados clássicos descritos na literatura não são freqüentemente vistos (Tabela).
 
Tabela - Dermátomos, miótomos e reflexos das raízes cervicais

Raiz
Dermátomo
Miótomo
Reflexo
 
C1
 
 
C2
 
 
 
 
C3
 
 
 
 
C4
 
C5
 
 
C6
 
 
 
C7
 
 
 
C8
 
 
 
T1
 
Abóbada do crânio
 
 
Área occipital e anterior do pescoço
 
 
 
Área posterior do pescoço e supraclavicular
 
 
 
Área do ombro e supraescapular
 
Face lateral do braço
 
 
Face lateral do antebraço, polegar e indicador
 
 
Terceiro quirodáctilo
 
 
 
Face medial do antebraço, dedo anular e mínimo da mão
 
 
Face medial do braço
 
Não há
 
 
Esternocleidomastóideo, longo do pescoço, reto da cabeça
 
 
 
Trapézio, esplênio da cabeça
 
 
 
 
Trapézio e elevado da escápula
 
Deltóide e bíceps
 
 
Músculos extensor radial longo e curto do carpo e bíceps
 
 
Tríceps, músculos flexores do punho e extensores dos dedos
 
 
Músculos interósseos e flexores digitais
 
 
 
Músculos interósseos
 
Não há
 
 
Não há
 
 
 
Não há
 
 
 
Não há
 
Bíceps
 
 
Braquirradial
(Bíceps)
 
 
Tríceps
 
 
 
Não há
 
 
 
Não há
[
 

 
 
As raízes cervicais, da primeira à sétima, deixam a coluna cervical acima da vértebra correspondente, enquanto a oitava raiz cervical sai entre a sétima e a primeira vértebras torácicas. A primeira raiz cervical (C1) emerge entre o occipito e a primeira vértebra cervical, e a segunda raiz cervical (C2) entre a primeira e a segunda vértebras cervicais (nível C1-C2). Classicamente, uma lesão no nível C2-C3 causa compressão da terceira raiz cervical (C3). A radiculopatia de C3 produz dor cervical posterior, com irradiação para a região occipital e a orelha, e mais raramente para a região supraclavicular. A função motora é pouco comprometida e não há reflexo específico. Essa raiz é raramente envolvida nos processos degenerativos da coluna cervical devido ao limitado grau de movimento do nível C2-C3. A radiculopatia de C4 é acompanhada de dor cervical posterior, com irradiação freqüente para a região supraescapular, o ombro e a região anterior do tórax. Em geral, a dor é agravada pela extensão cervical. A quarta raiz cervical possui fibras que participam da inervação do músculo diafragma, mas a compressão de C4 raramente altera a função diafragmática. Também não apresenta alteração motora ou de reflexos específicos.
 
As disfunções das raízes cervicais inferiores (C5, C6, C7 e C8) são mais comuns devido à maior mobilidade nesses níveis. A raiz de C7 é a mais comprometida, seguida de C6, C8 e C5. A localização da área da dor na região cervical e no braço, a presença de parestesias nos dedos e a alteração dos reflexos nos membros superiores auxiliam na caracterização clínica da raiz comprometida (Tabela).
 
Tabela - Caracterização Clínica da Radiculopatia Cervical

 
C5
C6
C7
C8
Dor cervical
 
Dor no braço
 
 
Parestesias em dedos
 
Fraqueza muscular
 
Reflexo diminuído
Supraescapular
 
Área superior lateral do braço
 
Não tem
 
 
Deltóide (bíceps)
 
 
Bíceps
 
Supraescapular
 
Lateral do braço
 
 
Polegar
 
 
Bíceps (deltóide)
 
 
Braquirradial
(Bíceps)
Escapular/interescapular
 
Posterior do braço
 
 
Dedo médio
 
 
Tríceps
 
 
Tríceps
Escapular/interescapular
 
Medial
 
 
Dedo mínimo
 
 
Intrínsecos
 
 
Não há

 
Uma hérnia de disco em C4-C5 é incomum, mas é mais freqüente que nos níveis cervicais superiores. É o terceiro local mais freqüente, após os níveis C5-C6 e C6-C7. A radiculopatia de C5 resultante de uma lesão em C4-C5 produz dor cervical de localização supraescapular e nas regiões superior e lateral do braço. Pode haver diminuição da força muscular do deltóide e do bíceps, assim como diminuição ou ausência do reflexo bicipital.
 
Os discos dos níveis C5-C6 e C6-C7 são os mais afetados pela doença discal degenerativa. A radiculopatia de C6 (nível C5-C6) produz dor cervical de localização supraescapular e dor no braço de localização lateral. Pode haver diminuição da força do bíceps, diminuição ou ausência do reflexo braquirradial e parestesias na área do polegar. A radiculopatia de C7 é a mais comum devida tanto à hérnia discal, quanto a alterações degenerativas no nível C6-C7. A marca mais característica da disfunção dessa raiz é a parestesia do dedo médio. A diminuição ou ausência do reflexo tricipital é um achado confiável nessa disfunção. A dor cervical irradia-se geralmente para a região interescapular e pode haver dor no braço de localização posterior.
 
 
   
 
 

 

 
A hérnia de disco no nível C7-T1 é incomum, mas pode ocorrer. A neuropatia de C8 produz dor cervical com irradiação para a área interescapular, dor na região medial do braço, fraqueza dos músculos intrínsicos da mão e parestesia do dedo mínimo.
 
Durante o exame físico é importante observar a atitude do paciente. É comum em episódios agudos da cervicobraquialgia por hérnia de disco o paciente assumir uma atitude com o membro superior apoiado sobre a cabeça. A abdução do ombro alivia os sintomas decorrentes da compressão radicular nos níveis C4-C5 e C5-C6. Essa posição antálgica é conhecida como sinal de Bakody.
 
Na avaliação da amplitude dos movimentos, é importante registrar qual movimento agrava o sintoma. A extensão e a inclinação lateral estreitam o forame intervertebral e agravam a dor radicular, enquanto a flexão o alarga, podendo aliviar os sintomas decorrentes de uma radiculopatia.
 
O sinal de Spurling é considerado quase patognomônico de radiculopatia. É caracterizado pela reprodução da dor no membro superior, no ombro ou na cintura escapular que aparece com a compressão axial e inclinação lateral da cabeça para o lado do sintoma. O sinal pode ser potencializado pela extensão da cabeça. Essa manobra reduz o tamanho do forame intervertebral, resultando em “pinçamento” da raiz comprometida.
 
 
 Dor no pescoço e radiculopatia cervical
(Dor no pescoço)
Por Dr. Jefferson Soares Leal
12/10/2007
Atualizado 12/01/2009
 

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.