Dor na coluna

Home / Temas médicos / Dor na coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Disfunção da Articulação Sacroilíaca

Anatomia da Articulação Sacroilíaca

A articulação sacroilíaca conecta o sacro (osso triangular no final da coluna) com a pelve (osso ilíaco). Ela transmite todas as forças da parte superior do corpo para a pelve e pernas. Não há muito movimento nesta articulação e ela é muito forte.
 
 
Não está claramente entendido porque esta articulação se torna às vezes dolorosa, embora alguns acreditam que seja devido a alguma limitação no seu padrão de movimento normal. Isto geralmente resulta em dor em um lado na parte baixa da lombar ou nas nádegas, e é mais comum em mulheres jovens ou de meia idade.
Disfunção da Articulação Sacroilíaca
O sacro é mais largo e curto nas mulheres comparando com os homens. Mulheres jovens e de média idade são mais susceptíveis a desenvolver disfunção da articulação sacrilíaca, uma condição na qual a dor geralmente se concentra em um lado da lombar e se irradia para a perna até o joelho. Quando uma dor irradia-se para o membro inferior sem um padrão radicular definido até o nível da coxa, a articulação sacrilíaca pode ser uma origem provável, podendo ser tanto por:
 
·         Hipermobilidade—movimento excessivo na articulação sacrilíaca, ou;
·         Hipomobilidade—falta de movimento na articulação sacrilíaca.
A disfunção da articulação sacrilíaca é de difícil diagnóstico pelos sintomas se assemelharem àqueles associados à hérnia discal e ciatalgia.
 
Tratamentos conservadores para disfunção da Articulação Sacroilíaca
O tratamento conservador para disfunção da articulação sacroilíaca geralmente prioriza tentar restaurar o movimento na articulação, e pode incluir:
·         Fisioterapia e exercícios
·         Manipulações quiropráxicas ou osteopáticas da articulação sacroilíaca
·         Injeções na articulação sacroilíaca
Artrodese para disfunção da Articulação Sacroilíaca
Cirurgia para fusão da articulação geralmente não é recomendada. O Tratamento cirúrgico se indica apenas quando é possível comprovar a origem da dor desta articulação e nenhum tratamento conservador foi eficaz.
 
Atualizado em 15/03/2009
Dr. Jefferson Soares Leal
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.