Dor na coluna

Home / Temas médicos / Dor na coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Tensão Muscular

A maioria dos episódios de lombalgia aguda é causada por problemas no músculo e/ou ligamentos na lombar. Mesmo que uma tensão muscular não seja considerada um problema sério, a lombalgia pode ser surpreendentemente intensa e é a causa de várias visitas de emergência a cada ano.

·         Uma tensão muscular acontece quando o músculo é sobrecarregado ou distendido, resultando em lesão nas fibras musculares;
·         Uma tensão lombar acontece quando ligamentos são esticados demasiadamente ou distendidos. Os ligamentos são tecidos conectivos fibrosos muito resistentes que conectam o músculo aos ossos e articulações.
Para objetivos práticos, não importa se os ligamentos ou os músculos são a fonte da lombalgia, já que o tratamento para ambas as condições é o mesmo.
Quando os músculos ou ligamentos na lombar são tencionados ou distendidos, a região ao redor pode se tornar inflamada. Com a inflamação, os músculos nas costas podem entrar em espasmo e causar lombalgia severa assim como dificuldade para mover-se. A dor é frequentemente, aliviada com o repouso.
A lombalgia por tensão muscular ocorre mais frequentemente após levantar um objeto pesado, levantar e rodar o tronco ao mesmo tempo, ou após um movimento ou queda súbita. A dor é geralmente, localizada (não se irradia para as pernas), e pode haver espasmo muscular ou dor ao toque. O paciente geralmente se sente melhor quando está repouso.
Felizmente, a tensão muscular geralmente se cura com o tempo (dias ou semanas) porque os músculos da lombar têm um bom aporte sanguíneo o que leva os nutrientes e proteínas necessários para a cura.
 
Se a dor é intensa, o paciente pode ser aconselhado a se repousar, por no máximo um ou dois dias. Medicação para dor, aplicação de gelo e/ou quente podem ajudar a aliviar a dor.
Se um episódio de lombalgia durar mais de duas semanas, os músculos podem começar a se enfraquecer. Já que o uso do músculo causa dor, a tendência é evitá-lo. Este processo leva a atrofia por desuso (diminuição de massa muscular), e consequentemente enfraquecimento, que, ao invés de melhorar, causam mais dor porque os músculos se tornam menos aptos a ajudarem na sustentação da coluna.
Exercícios ajudam a prevenir a lombalgia aguda
Pessoas que são ativas e bem condicionadas são muito menos susceptíveis a sofrerem lombalgia devido à tensão muscular. Como os exercícios alongam e fortalecem os músculos, eles ficam menos susceptíveis à tensão, distensão ou espasmo.
 
Existem três tipos de músculos que dão suporte à coluna:
·         Os extensores (músculos posteriores e glúteos)
·         Os flexores (músculos abdominais e ileopsoas)
·         Os oblíquos ou rotadores (músculos laterais )
 
 
Ainda que estes músculos sejam usados todos os dias da vida, a maioria deles não é exercitada adequadamente com as atividades diárias e tendem a enfraquecer com a idade, a menos que eles sejam especificamente exercitados.
Um programa de exercícios completos para a lombar deve consistir de uma combinação de:
·         Alongamento;
·         Fortalecimento;
·         Condicionamento aeróbico.
 
Atualizado em 27/03/2009
Dr. Jefferson Soares Leal
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.