Doenças da coluna

Home / Temas médicos / Doenças da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Mielomeningocele

É uma malformação congênita localizada na coluna vertebral. Este defeito ocorre nas primeiras semanas de gravidez quando o tubo neural do embrião, então em formação, não se fecha corretamente.  A forma mais comum é a espinha bífida oculta, em que há apenas uma falha  de fechamento de uma parte do canal vertebral. É assintomática e a maioria das pessoas não sabe que tem o problema.

A mielomeningocele é uma forma grave de espinha bífida, pois além das meninges o sistema nervoso também está exposto. Dentro do cisto são encontrados além das meninges e do líquido cefalorraquidiano, também nervos e parte da medula. A pessoa com mielomeningocele apresenta comprometimento das funções neurológicas abaixo do nível da lesão. O déficit neurológico varia de acordo com o nível da lesão na coluna vertebral (torácica, lombar ou sacra) e do grau de lesão da medula.
A mielomeningocele é a forma de espinha bífida que apresenta maiores seqüelas uma vez que há comprometimento do sistema nervoso (nervos e medula). Quanto mais baixa for a lesão medular, menor a quantidade de órgãos afetados, quanto mais alta, mais órgãos poderão estar comprometidos.

Sinais e sintomas

A criança com mielomeningocele pode apresentar: falta de sensibilidade da lesão para baixo; malformações ortopédicas, geralmente pés tortos e luxação de quadril e cifose (protuberância óssea na coluna vertebral); falta de controle da bexiga e intestinos; além de hidrocefalia.

Quais são as causas da mielomeningocele?
Ainda não há uma causa conhecida que explique esta malformação. Fatores genéticos, influência do meio ambiente e carência de ácido fólico, uma vitamina do complexo B, parecem estar relacionados com a mielomeningocele.

Mielomeningocele
Atualizado por Dr. Jefferson Soares Leal
30/01/2009

 

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.