Doenças da coluna

Home / Temas médicos / Doenças da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Artrose da coluna tóraco-lombar

A osteoartrose sintomática da coluna torácica é menos freqüente que a osteoartrose da coluna cervical ou lombar devido a menor mobilidade proporcionada pela caixa torácica. A osteoartrose cursa com a degeneração dos discos intervertebrais e conseqüente redução do espaço discal intervertebral. Concomitantemente, ocorrem reações hipertróficas das estruturas ósteo-ligamentares que contribuem ainda mais para a redução das dimensões dos forames intervertebrais por onde saem as raízes nervosas.
 Assim, por algum motivo pouco conhecido, a partir de um determinado momento, o equilíbrio continente-conteúdo, representado pelo forame intervertebral e pela raiz nervosa, é perdido e sintomas radiculares podem se desenvolver. É possível que um trauma de pequena energia ou uma posição prolongada anti-funcional desencadeiem os sintomas.  A osteoartrose tem sido pouco valorizada como origem da dor abdominal 1, 2, mas Mikkelsen et al. 3 chamam atenção que a osteoartrose pode ser causa da dor abdominal de origem desconhecida em até 10% das vezes.
 O exame físico pode demonstrar alterações típicas de uma disfunção radicular, em especial, uma dor com alteração da sensibilidade em um determinado dermátomo, bem como tendência a alívio dos sintomas com a flexão do tronco e o seu agravamento na posição ereta. A radiografia apresenta pouca especificidade, mas a tomografia ou a ressonância magnética podem evidenciar a degeneração da coluna na transição tóraco-lombar que eventualmente produz dor anterior (FIGURA 370).

O tratamento é conservador, com analgésicos e fisioterapia. Em casos refratários ao tratamento clínico podem ser indicado o bloqueio da raiz acometida ou a descompressão cirúrgica 24, 39.

Osteoartrose da coluna tóraco-lombar
Por Dr. Jefferson Soares Leal
22/10/2007
Atualizado em 24/01/2009


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Rawat SS, Jain GK, Gupta HK. Intra-abdominal symptoms arising from spinal osteophytes. Br J Surg 1975; 62:320-322.
2. Mikkelsen S, Rasmussen MS, Krag E. Abdominal pain precipitated by thoracic segment syndrome. Ugeskr Laeger 1989; 151:1036-1038.
3. Maher CO, Henderson FC. Lateral exit-zone stenosis and lumbar radiculopathy. J Neurosurg 1999; 90(1 Suppl):52-58.
4. Sellman MS, Mayer RF. Thoracoabdominal radiculopathy. South Med J 1988; 81:199-201.
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.