Doenças da coluna

Home / Temas médicos / Doenças da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Artrose, glucosamina e condroitina

Nos últimos tempos, essa modalidade terapêutica tem se destacado como a mais promissora para diminuir a progressão da doença em longo prazo, além de fornecer boa analgesia em curto prazo também.

A Glucosamina é um produto intermediário na síntese de mucopolissacarídeo, e é observada a excreção urinária aumentada nos pacientes com osteoartrose.
A Condroitina é uma glucosaminoglicana e, como a glucosamina, está presente na cartilagem articular.

O efeito preciso desses medicamentos ainda não é totalmente elucidado. Alguns indícios mostram que a glucosamina tem efeito inibidor sobre a interleucina, ao passo que ambas, glucosamina e condroitina, estimulam a síntese de componentes da matriz cartilaginosa.

Os estudos mais recentes parecem mostrar, inclusive, uma diminuição da progressão do processo de desgaste articular sob a administração da glucosamina, pois haveria fixação desta à cartilagem articular, protegendo-a do desgaste progressivo a que está submetida.
É interessante que o uso desses medicamentos associados pode levar a uma diminuição da dor nos pacientes com osteoartrose.


Atualizado em 24/01/2009
Dr. Jefferson Soares Leal
                                                                                                                                   

 
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.