Doenças da coluna

Home / Temas médicos / Doenças da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Doenças da Coluna que Simulam Doenças Abdominais

INTRODUÇÃO
As doenças da coluna vertebral não raramente produzem dor anterior que simulam doenças abdominais. Contribuem para dificultar a identificação da dor de origem vertebral, a presença de náuseas e vômitos e a contratura da musculatura abdominal. A chave para o diagnóstico correto é a inclusão do exame sistemático da coluna vertebral na investigação de uma dor abdominal incaracterística.
 O mecanismo responsável pela dor abdominal na vigência de uma anormalidade vertebral não é completamente conhecido 1. Fibras aferentes viscerais e somáticas podem caminhar por diferentes vias na medula espinhal, incluindo o cordão posterior, os tratos espino-talâmico e espino-cerebelar e os cornos ventral e dorsal 2. Jooma et al. 3 observaram que a dor radicular torácica baixa por patologias da coluna torácica baixa pode se apresentar como dor superficial anterior ou dor abdominal tipo visceral. É possível que a inflamação ou compressão medular no sítio das vias aferentes viscerais causem dor como resultado da hiperexcitabilidade neuronal. Apesar de diversos estudos demostrarem a associação entre a dor abdominal e os distúrbios da coluna torácica e tóraco-lombar 4, 5, investigações adicionais são necessárias para elucidar o mecanismo pelo qual esses sintomas ocorrem.
As estruturas viscerais, a musculatura abdominal e a coluna vertebral compartilham de vias aferentes comuns. Assim, sintomas de uma determinada localização anatômica podem manifestar-se em outra localização diferente da sua verdadeira origem. As vísceras abdominais têm distribuição aferente mais ampla, portanto não é incomum que uma patologia visceral produza dor referida na coluna vertebral de localização imprecisa no dorso. Alternativamente, as doenças da coluna vertebral também podem se manifestar com sintomatologia em região abdominal. Proporcionalmente, as patologias da coluna torácica inferior resultam mais frequentemente em dor referida para o abdômen que as patologias da coluna lombar.
Na história clínica há indícios que sugerem uma possível origem vertebral da dor abdominal. Uma dor abdominal incaracterística deve sempre acender o sinal de alerta para outras possíveis causas não viscerais e entre elas a coluna vertebral. Pacientes idosos, com história prévia de osteoartrose ou osteoporose da coluna vertebral, podem ter seus sintomas desencadeados por traumas triviais, freqüentemente irradiados para o flanco. A dor mecânica caracteriza uma disfunção osteoarticular. A dor mecânica vertebral é aquela que é alterada pela movimentação ou posição da coluna. Por exemplo, se a dor é completamente aliviada por uma posição específica ou agravada por outra é provável que a mesma tenha origem na coluna. A presença de dor à percussão local da coluna, a limitação assimétrica da amplitude dos movimentos da coluna ou o espasmo da musculatura paravertebral são sinais sugestivos de um possível acometimento vertebral. A defesa muscular paravertebral restringe a amplitude dos movimentos da coluna e, ao solicitar a  um paciente que apanhe um objeto no chão, ele protege a área afetada. Nessa situação, ele agacha usando os joelhos e quadris em lugar de flexionar a coluna.
Carnett 6 considera uma dor abdominal de origem visceral quando há diminuição ou desaparecimento do sintoma durante a contração voluntária da musculatura abdominal.
O exame físico da coluna vertebral deve ser completado com o exame neurológico. Qualquer alteração de força, sensibilidade ou reflexo deve ser valorizada na formulação de uma hipótese diagnóstica que afeta a coluna vertebral.
As condições que afetam a coluna vertebral e que podem simular doença visceral são, em sua maioria, de ordem crônico-degenerativas, mas as infecções, as deformidades e os tumores devem ser considerados à luz do exame clínico.
O reconhecimento dessas condições como potencial causa da dor abdominal permite a escolha adequada de um exame apropriado, propiciando um diagnóstico preciso e um tratamento racional. Desta forma, evita-se um curso clínico desfavorável e não infrequente devastador. 
 As doenças degenerativas, infecciosas ou tumorais da coluna torácica inferior e da transição tóraco-lombar podem produzir sintomas que simulem doença abdominal. Deve ser enfatizado que as condições que afetam essa área produzem mais frequentemente sintomas típicos na própria região, como dor local e limitação dos movimentos da coluna. Mas, em situações especiais, os sintomas podem ser predominantemente na região ântero-lateral do abdômen e dificultar o diagnóstico. As pricipais condições da coluna vertebral que podem simular uma doença abdominal são:

Doenças da Coluna que Simulam Doenças Abdominais
Jefferson Soares Leal
Marco Antônio Percope
09/10/2007
Atualizado em 26/01/2009

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Ozturk C, Tezer M, Sirvaci M, Sarier M, Aydogan M, Hamzaoglu A. Far lateral thoracic disc herniation presenting with flank pain. Spine J 2006; 6:201-203.
2. Rohde RS, Kang JD. Thoracic disc herniation presenting with chronic nausea and abdominal pain: a case report. J Bone Joint Surg Am 2004; 86-A:379-381.
3. Jooma R, Torrens MJ, Veerapen RJ, Griffith HB. Spinal disease presenting as acute abdominal pain: report of two cases. Br Med J 1983; 287:117-118.
4. Jorgensen LS, Fossgreen J. Back pain and spinal pathology in patients with functional upper abdominal pain. Scand J Gastroenterol 1990; 25:1235-1241.
5. Yelland MJ. Back, chest and abdominal pain. How good are spinal signs at identifying musculoskeletal causes of back, chest or abdominal pain? Aust Fam Physician 2001; 30:908-912.
6. Carnett JB. Intercostal neuralgia as a cause of abdominal pain and tenderness. Surg Gynec Obstet 1926; 42:625-632.

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.