Traumatismo da coluna

Home / Temas médicos / Traumatismo da coluna

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Acidentes Automobilísticos

Nos acidentes automobilísticos o corpo recebe muita energia num curtíssimo espaço de tempo (velocidade elevada).

Embora isto possa resultar em uma fratura, os prejuízos da velocidade elevada são muito mais perigosos para os tecidos moles (músculos, ligamentos e tendões). Estas lesões de tecidos moles não se mostram bem em qualquer estudo de imagem, então o raio x do paciente ou outro estudo diagnóstico são freqüentemente normais. A ressonância magnética é um excelente exame para detecção de lesões mais sutis de partes moles. Em alguns casos, em pacientes conscientes com rx normal, com dor e sem sintomas neurológicos, o rx dinâmico pode ser muito útil para diagnóstico de lesão ligamentar da coluna vertebral.

O tratamento é, em grande parte, conservador e consiste basicamente de:

· Uma rotina ativa de fisioterapia de alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbico.
· Medicamentos, tais como antiinflamatórios ou analgésicos, podem ser usados para diminuição da dor.
· Se a dor for muito forte, a prescrição de medicamentos narcóticos para dor pode ser usada por um curto período (as primeiras semanas).
A maioria dos prejuízos irá se curar, embora isto possa demorar um tempo considerável (um a dois anos).
A cirurgia é indicada quando há lesão ligamentar, instabilidade segmentar ou dor crônica.
 

   



Acidentes automobilísticos
Por Dr. Jefferson Soares Leal
30/01/2009


 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.