Tratamento biológico para a regeneração discal

Home / Avanços recentes / Tratamento biológico para a regeneração discal

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Terapia genética
A terapia genética consiste na transferência de transgenes para determinadas células discais de forma a estimular que as próprias células produzam as moléculas ou proteínas necessárias para a regeneração ou manutenção do disco intervertebral. In vitro já foi demonstrado produção de TGF- beta, IGF-1 e BMP-2 por células discais manipuladas geneticamente.

O disco apresenta uma vantagem para os estudos sobre a terapia genética por características peculiares que lhe confere vantagem em relação aos outros tecidos com relação ao potencial efeito auto-imune decorrente da modificação genética celular. O núcleo pulposo do disco é avascular e distante vários milímetros do vaso sangüíneo mais próximo. Essa distância tem o potencial de funcionar como uma capa de proteção contra a resposta auto-imune, inexistente nos outros tecidos.

A transmissão do material genético pode ser feito com vetores virais e não virais com vantagens e desvantagens para cada método.
 
Atualização por Dr. Jefferson Soares Leal
02/02/2009     
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.