Tratamento biológico para a regeneração discal

Home / Avanços recentes / Tratamento biológico para a regeneração discal

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Terapia molecular
Um breve resumo dos avanços recentes sobre a terapia molecular para a regeneração discal é apresentado a seguir.
 
Anticatabólicos: Em tese, os anticatabólicos impediriam a ação destrutiva das citoquinas pró-inflamatórias que contribuem para a degeneração discal. A principal enzima catabólica da matriz extra-celular discal é a metaloproteinase. Em um estudo in vitro foi possível com o uso de um inibidor tecidual da metaloproteinase (TIMP-1) estimular a produção de proteoglicanos nas células cultivadas a partir de discos degenerados removidos de pacientes submetidos à cirurgia discal.
 
Terapia anticitoquinas: As interleucinas 1, 6 e 8 (IL-1, IL-6, IL-8 ou citoquinas) parecem desempenhar um papel importante no metabolismo e na nutrição da matriz extra-celular discal. Alguns estudos sugerem que algumas interleucinas estão associadas com a inflamação, anormalidades ou degeneração discal. Níveis mais elevados da IL-6 e IL-8 tem sido observados em pacientes com dor lombar comparados com a população normal. Assim, em tese, agentes anticitoquinas como IL-1Ra (anakinra) e inibidores alfa da TNF (infliximab) poderiam evitar os efeitos dessas citoquinas na degeneração discal. Porém, as evidências da efetividade até o momento são pobres, além de que o custo pode ser muito elevado.
 
Fatores de crescimento: Fatores de crescimento como o fator 1 de crescimento tipo insulina (IGF-1) e o fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGF) poderiam deter a apoptose (morte celular programada) e ter afeitos anticatabólicos e propriedades anabólicas. São estudos in vitro, entretanto, sem nenhuma evidência no uso clínico até o momento.
Terapia condrogênica: Uma das mais conhecidas e estudadas é a proteína morforgenética óssea ou BMP (Bone Morphogenetic Protein). Nas fusões póstero-laterais da coluna, essa proteína estimula a consolidação óssea. Há esperança que a injeção intra-discal estimule também a regeneração discal. O BMP-2 (Infuse, Meditronic Sofamor Danek) é aprovado para estimular a fusão óssea vertebral em artrodeses com retardo de consolidação. Um estudo recente com células discais bovinas mostrou que o BMP foi um potente estimulador da síntese de proteoglicanos e de colágeno (componentes importantes do disco intervertebral). A injeção intradiscal do BMP-2, em outro estudo com animais, demonstrou a capacidade de restauração da altura do espaço discal intervertebral, porém com tendência a calcificação intradiscal em alguns casos. O BMP-7, conhecido também como proteína osteogênica (OP-1, Striker, Biotech), demonstrou ter capacidade de restaurar a altura dos discos intervertebrais com degeneração incipiente e estimular a síntese de colágeno e proteoglicanos no interior do disco. Um efeito adicional foi reduzir o potencial algogênico (capacidade de provocar dor) do disco herniado que pressiona uma raiz nervosa. A hérnia do disco lombar quando pressiona a raiz nervosa pode causar a dor conhecida como ciática.
 
Atualização por Dr. Jefferson Soares Leal
02/02/2009     
 
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.