Cirurgia Minimamente invasiva

Home / Avanços recentes / Cirurgia Minimamente invasiva

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Infiltrações e bloqueios
Infiltrações e bloqueios compreendem outra opção de tratamento conservador para lombalgia. Elas são geralmente consideradas como uma opção para tratar a lombalgia após um período completo de uso de medicamentos e/ou fisioterapia, mas antes de se considerar uma cirurgia. Injeções podem ser úteis tanto para o alívio da dor quanto como uma ferramenta de diagnóstico para ajudar a identificar a fonte da dor lombar do paciente.

Para o alívio da dor, as infiltrações podem ser mais efetivas que uma medicação oral pelo fato de que elas depositam o medicamento diretamente no local anatômico responsável por gerar a dor. Geralmente um medicamento esteróide é injetado para deixar uma solução antiinflamatória potente diretamente na área que é a fonte da dor. Dependendo do tipo de injeção, o alívio da lombalgia pode permanecer por um longo período ou apenas temporário.
 
 
       
 
 
 


Bloqueios para diagnosticar a causa da dor lombar

Os bloqueios podem ser usados para ajudar a determinar qual estrutura no tronco é a origem da dor. Se a lidocaína ou uma medicação anestésica similar é usada, e o paciente sente alívio temporário após uma injeção na região anatômica (por exemplo, articulação facetária ou articulação sacrilíaca), pode-se dizer que esta específica região é a origem da dor. Quando são consideradas em conjunto com a história do paciente, exame físico e estudos de imagem, os bloqueios utilizados com o propósito de diagnóstico podem ser muito úteis para guiar tratamentos adicionais para o paciente.

Tipos diferentes de bloqueios para alívio da dor
Tipos comuns de injeções para alívio da dor nas costas incluem:
·         Epidural
·         Bloqueio seletivo lombar
·         Bloqueio da articulação zigoapofisária
·         Bloqueio da articulação sacroilíaca
·         Infiltração intradiscal

Infiltrações e bloqueios
Dr. Jefferson Soares Leal
26/03/2009
 
 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.