Cirurgia Minimamente invasiva

Home / Avanços recentes / Cirurgia Minimamente invasiva

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Bloqueio lombar seletivo
O que é bloqueio seletivo lombar?

É a anestesia seletiva de um nervo. É dita seletiva, porque anestesia-se apenas o nervo que se supõe está envolvido na dor do paciente. O bloqueio seletivo pode ser de um nervo espinhal ou de um ramo (Fig. Ramo medial do ramo do ramo dorsal, Fig. Nervo espinhal pressionado)
. As aplicações práticas mais comuns são o bloqueio radicular ou bloqueio do ramo que inerva a articulação zigoapofisária. Na maioria das vezes, busca-se anestesiar o nervo ou o ramo que contém as fibras que cortam a condução o estímulo doloroso.
 
 
   
 
                                   

Quando se indica o bloqueio seletivo?

Quando se quer ter certeza da origem da dor na coluna do paciente. Em algumas situações a dor pode ter origem em um nervo pressionado ou em uma determinada articulação da coluna vertebral. Se um nervo é anestesiado e a dor desaparece, significa que ali está a origem da dor paciente. Essa informação é muito valiosa para o cirurgião, pois se houver uma estrutura fazendo pressão sobre esse nervo, a possibilidade de sucesso com a descompressão cirúrgica do nervo é muito grande. Quando a dor é proveniente de uma articulação chamada zigoapofisária (síndrome facetária), o bloqueio anestésico seletivo dos ramos nervosos que transportam a informação dolorosa pode eliminar completamente a dor. Quando a dor é aliviada com a anestesia desses ramos, a probabilidade de sucesso com a secção desses ramos é alta. A esse procedimento cirúrgico para interrupção da dor chamamos de neurolise do ramo medial.
Outra indicação é quando o paciente não pode ser submetido ao tratamento cirúrgico devido alguma restrição (idade, doenças,etc). Nesses casos, o bloqueio seletivo pode atuar como método de tratamento quando associados com outros medicamentos, na medida em que alivia a dor proveniente de um nervo inflamado. Os medicamentos usados em associação são o corticóide de depósito e a morfina para uso espinhal.

Um nervo pressionado sempre causa dor?

Não. Pessoas idosas podem apresentar vários nervos pressionados pelas espículas ósseas ou estreitamentos das saídas dos nervos sem apresentar dor. Por essa razão, quando uma pessoa tem uma ciática forte e vários nervos estão pressionados, o exame clínico e o bloqueio seletivo ajudam a determinar qual entre todos aqueles nervos pressionados está provocando a dor. Isso pode evitar que o paciente seja submetido à descompressão dos nervos que não estão provocando dor.

Como o bloqueio radicular seletivo é realizado?

No centro cirúrgico, com anestesia local, sedação e sob monitorização radioscópica. A monitorização radioscópica permite que o anestésico seja injetado exatamente em torno do nervo inflamado com ajuda de imagens radiográficas dinâmicas mostradas em um monitor de imagens (FiG. BLOQUEIO SELETIVO).
 
   
 
   
 

Como a bloqueio seletivo do ramo medial do ramo dorsal é realizado?

Quase da mesma forma que o bloqueio radicular seletivo. A monitorização radioscópica permite que a injeção do anestésico seja exatamente no trajeto do ramo medial do ramo dorsal do nervo espinhal. No centro cirúrgico, com anestesia local, sedação e sob monitorização radioscópica. A monitorização radioscópica permite que o eletrodo seja posicionado corretamente na coluna vertebral através de imagens radiográficas dinâmicas mostradas em um monitor de imagens (Fig. Bloqueio do RMRD).

 
   


Há algum risco?


Muito raro. Os riscos são os mesmo de uma anestesia local ou de um nervo?

Como é a recuperação deste tipo de procedimento?

·        Alta no mesmo dia
·        Liberado assentar e andar no mesmo dia do procedimento

Bloqueio seletivo lombar
Dr. Jefferson Soares Leal
26/03/2009
 

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.