Cirurgia Minimamente invasiva

Home / Avanços recentes / Cirurgia Minimamente invasiva

Tamanho da letra
Enviar por e-mail
Discectomia endoscópica
Discectomia endoscópica é a ressecção do disco intervertebral ou parte dele (por exemplo, em hérnia de disco sintomática) com auxílio de um endoscópio, em geral, realizado sob anestesia local. A ressecção do disco é indicada quando há pressão sobre um nervo e provoca dor.
O endoscópio é um instrumento adaptado com uma câmera (ou fibra ótica) que posicionado no interior da coluna vertebral permite a visualização da hérnia discal e suas relações anatômicas através de um mini-acesso na pele. Através desse mini-acesso é possível remover o fragmento de hérnia sem a necessidade do corte convencional da cirurgia aberta.

O que é disco intervertebral?

O disco intervertebral é uma estrutura de fibrocartilagem que funciona como um amortecedor entre as vértebras que formam a coluna vertebral. O disco amortece o peso do corpo e contribui para a flexibilidade da coluna vertebral.
 
 
   
 
 
A parte interna do disco é chamada de núcleo pulposo. A parte periférica lembra um bulbo de cebola e é chamada de ânulo fibroso. Anuloplastia vem de anulo = ânulo fibroso e Plastia = “reconstrução”.   As terminações nervosas que detectam a dor do disco estão localizadas perifericamente no ânulo fibroso.
 
   
                 
 

Por que o disco pode provocar dor?


Com o uso normal, após muitos anos, o disco pode sofrer um processo de desgaste natural que se inicia geralmente como fissuras na periferia. Na periferia do disco intervertebral (no ânulo fibroso) estão localizadas as principais terminações nervosas que detectam a dor (Fig. Inervação discal). Por isso, as fissuras nos discos podem ser dolorosas em algumas pessoas.
 
 
   
 

As fissuras discais podem permitir que o conteúdo interno do disco (o núcleo pulposo) migre de sua posição normal em direção aos grandes nervos da coluna.
 
 
   
 
   
 
 

A migração do núcleo pulposo de sua posição normal é conhecida como hérnia do disco. Quando a hérnia (disco migrado) localiza-se na região lombar da coluna e pressiona o nervo ocorre a dor na perna (dor ciática).
 
 
   


Como a discectomia endoscópica é realizada?

No centro cirúrgico, com anestesia local, sedação e sob monitorização radioscópica .  
 


A monitorização radioscópica permite que a pinça de discectomia seja posicionado corretamente na coluna vertebral através de imagens radiográficas dinâmicas mostradas em um monitor de imagens. O procedimento total dura em média 30 minutos.
 
 
       
 
   


Como a discectomia endoscópica trata a dor de origem discal?
           
O mecanismo de ação é a remoção do fragmento de disco que pressiona o nervo.

Quais as vantagens da discectomia endoscópica sobre a cirurgia convencional?
·        Menor incisão cirúrgica
·        Anestesia local
·        Menor duração
·        Alta no mesmo dia
·        Menor lesão tecidual

Quais as desvantagens da discectomia endoscópica sobre a cirurgia convencional?
·        Nova tecnologia
·        Alto custo

Toda pessoa com dor na coluna pode se beneficiar da discectomia endoscópica?

Não. Paciente com hérnia discal lombar contida.

Quais são as contra-indicações?

·        Extrusão discal
·        Tumor ou fratura da coluna
·        Estenose da do canal moderada ou grave
·        Deformidades graves da coluna
·        Discoartrose grave com colapso discal superior a 50%

Qual a eficácia do método?

Similar a cirurgia aberta convencional.

Há algum risco?

Sim. A probabilidade de complicações é menor que a cirurgia convencional, mas as mesmas complicações da cirurgia convencional podem ser observadas nesse tipo de cirurgia.

Como é a recuperação deste tipo de procedimento?

·        Alta no mesmo dia ou no dia seguinte
·        Liberado assentar e andar no mesmo dia do procedimento
·        Retorno às atividades de antes do procedimento após 24 horas

Discectomia endoscópica
Dr. Jefferson Soares Leal
25/01/2009
 

 

Rua Padre Rolim, 815, CLÍNICA VÉRTEBRA Medicina e Reabilitação da Coluna. Santa Efigênia - Belo Horizonte - CEP 30130-090
Telefax (31) 3222-7587 / (31) 3245 2122 / (31) 3347 4007 - secretaria@jeffersonleal.com.br - jefferson@jeffersonleal.com.br

Este site segue o Código de Conduta da Health On the Net Foundation

*As informações sobre saúde contidas neste site são fornecidas somente para fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as discussões estabelecidas entre o médico e o paciente. O objetivo das informações é fornecer um suplemento para aqueles que desejam compreender melhor sua doença. Antes de fazer qualquer tipo de tratamento, você deve sempre consultar seu médico. É importante que você saiba que os avanços da medicina ocorrem rapidamente e algumas informações descritas aqui podem ter sido já modificadas.